SNIS - Série Histórica
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Ministério das Cidades
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental [SNSA]

O SNIS Água e Esgotos possui as seguintes famílias de informações: Gerais; Contábeis (exceto autarquias e administração pública direta); Operacionais – água; Operacionais – esgotos; Financeiras; Qualidade (nível municipal); Pesquisa sobre sistemas alternativos (somente locais); Tarifas; e Informações sobre PMSB. Além disso, a partir dessas informações são calculados e disponibilizados os indicadores que compõem as seguintes famílias: Econômico-financeiros e administrativos; Operacionais – água; Operacionais – esgotos; Contábeis (apenas empresas); e Qualidade (nível municipal).

A pesquisa de dados de Água e Esgotos do SNIS pode ser feita a partir de 6 lógicas distintas: por Informação e indicadores agregados; por Informação e indicadores desagregados; por Prestadores que responderam apenas pesquisas simplificadas; por Delegação e atendimento dos municípios dos prestadores regionais e microrregionais; Agrupamento dinâmico de indicadores e informações agregadas por ano de referência; e Agrupamento dinâmico de indicadores e informações desagregadas por ano de referência.

Informações e indicadores agregados
Essa busca tem como base os dados agregados dos prestadores de serviços. Permite filtrar por Ano de referência, Abrangência, Tipo de serviço, Natureza jurídica, Região, Estado, Prestador de serviço, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Informações e indicadores desagregados
Por sua vez, essa busca tem como base os dados desagregados dos prestadores de serviços. Permite filtrar por Ano de referência, Abrangência, Tipo de serviço, Natureza jurídica, Região, Estado, Prestador de serviço, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Prestadores que responderam pesquisas simplificadas
Já essa busca inclui os prestadores de serviços que responderam pesquisas simplificadas, ou seja, não possuem sistema público de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário. Permite filtrar por Ano de referência, Tipo de serviço, Natureza jurídica, Região, Estado e Prestador de serviço.

Delegação e tipo de serviço dos municípios com prestadores regionais e microrregionais
Essa busca fornece informações apenas sobre a delegação dos serviços de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário por parte dos prestadores de serviços de abrangências regional e microrregional. Permite filtrar por Ano de referência, Abrangência, Região, Estado e Prestador de serviço.

Agrupamento dinâmico de indicadores e informações agregadas por ano de referência
Essa é a busca que permite agrupar dinamicamente os dados agregados para cada ano de referência. Em todas as situações de agrupamento é fornecida a totalização e, no caso dos indicadores, o resultado de cálculo do indicador médio. Permite filtrar por, além do Ano de referência, Abrangência, Tipo de serviço, Natureza jurídica, Região, Estado, Região metropolitana, Prestador de serviço, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Agrupamento dinâmico de indicadores e informações desagregadas por ano de referência
Por fim, essa busca também permite agrupar dinamicamente os dados, só que os desagregados, para cada ano de referência. Em todas as situações de agrupamento é fornecida a totalização e, no caso dos indicadores, o resultado de cálculo do indicador médio. Permite filtrar, além do Ano de referência, Abrangência, Tipo de serviço, Natureza jurídica, Região, Estado, Região metropolitana, Prestador de serviço, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.


Relação de indicadores de água e esgotos por ano de referência

Os Glossários de Informações, Glossários de Indicadores e Diagnósticos do serviço se encontram disponíveis no sítio do SNIS, e podem ser acessados à partir dos links abaixo:

Glossário de Informações e Indicadores e Diagnósticos do Serviço