SNIS - Série Histórica
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Ministério das Cidades
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental [SNSA]

O SNIS Municípios inclui os dados tanto de Água e Esgotos (consolidados por município) quanto de Resíduos Sólidos.

Possui as seguintes famílias de informações de Água e Esgoto: Gerais; Contábeis (exceto autarquias e administração pública direta); Operacionais – água; Operacionais – esgotos; Financeiras; Qualidade (nível municipal); Pesquisa sobre sistemas alternativos (somente locais); Tarifas; e Informações sobre PMSB. Além disso, a partir dessas informações são calculados e disponibilizados os indicadores que compõem as seguintes famílias: Econômico-financeiros e administrativos; Operacionais – água; Operacionais – esgotos; Contábeis (apenas empresas); e Qualidade (nível municipal). Com relação a Resíduos Sólidos, possui as seguintes famílias de informações: Gerais; Coleta; Resíduos construção civil; Coleta seletiva; Resíduos serviços de saúde; Varrição; Capina e roçada; Catadores; Outros serviços; e Unidades de processamento. Além disso, a partir dessas informações são calculados e disponibilizados os indicadores que compõem as seguintes famílias: Gerais; Coleta; Coleta seletiva; Resíduos serviços de saúde; Varrição; e Capina e roçada.

A pesquisa de dados municipal do SNIS pode ser feita a partir de 2 lógicas distintas: por Informações e indicadores municipais consolidados; e Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência.

Informações e indicadores municipais consolidados
Nessa busca os dados são consolidados para cada município. Nessa base, sempre que determinado município é atendido por dois ou mais prestadores de serviços, seus dados são consolidados em uma base única e a totalização é incluída na base municipal. Permite filtrar por Ano de referência, Tipo de serviço, Região, Estado, Prestador de serviço, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência
Essa é a busca que permite agrupar dinamicamente os dados dos municípios para cada ano de referência. Em todas as situações de agrupamento é fornecida a totalização e, no caso dos indicadores, o resultado de cálculo do indicador médio. Permite filtrar, além do Ano de referência, Tipo de serviço, Região, Estado, Região metropolitana, Municípios, Família de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Relação de indicadores municipais por ano de referência

Os Glossários de Informações, Glossários de Indicadores e Diagnósticos do serviço se encontram disponíveis no sítio do SNIS, e podem ser acessados à partir dos links abaixo:

Glossário de Informações e Indicadores e Diagnósticos do Serviço

Os Glossários de Informações, Glossários de Indicadores e Diagnósticos do serviço se encontram disponíveis no sítio do SNIS, e podem ser acessados à partir dos links abaixo:

Glossário de Informações e Indicadores e Diagnósticos do Serviço